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Introdução ao RMXP
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Introdução ao RMXP
Introdução
Para quem vai começar no RPG Maker XP,
nós aconselhamos que primeiro se acostume com a interface geral do
programa. Aqui está ela:
*
Iniciemos pelos botões de funções ligadas ao PROJETO – estas são basicamente todas as funcionalidades para a criação do seu jogo.
1. Criar um novo projeto: Serve para criar um projeto novo no RMXP (RPG Maker XP).
2. Abrir um projeto existente: Serve para abrir um projeto já criado e desencriptado do RMXP.
3. Salvar projeto: Salva seu projeto de acordo com a pasta que escolher.
4. Layer 1: Esta é a primeira camada usada no
mapeamento. Ela é a camada que ficará abaixo da segunda e terceira
camadas. Ou seja, nesta camada você usará o chão, paredes e mais algumas
coisas.
5. Layer 2: Esta é a segunda camada de mapeamento, onde vai a maioria dos objetos secundários, como árvores, cercas, etc.
6. Layer 3: Na terceira camada de mapeamento vai tudo o
que ficará por cima da primeira e segunda camada, como por exemplo:
janelas, panelas em cima de mesas e até mesmo, em alguns casos, árvores
aparecendo na frente de casas.
7. Layer 4 (Edição de Eventos): Esta é, sem dúvida
alguma, a camada mais importante do seu projeto, pois é nela que ficarão
todos os eventos do jogo, desde simples NPCs (personagens não jogáveis), até complexos sistemas.
8. Zoom 1/1: Clicando aí você terá a visão mais aproximada do seu jogo. Também é o campo de visão que seu personagem tem ao jogar.
9. Zoom 1/2: Dá-lhe uma visão mais ampla que o Zoom 1/1.
10. Zoom 1/4: Dá-lhe uma visão quatro vezes maior que o Zoom 1/1 e 2 vezes maior que o Zoom 1/2.
11. Banco de Dados: Este é o coração e a alma do jogo. É
aqui que toda a base é montada. Aqui escolhemos as classes,
personagens, inimigos, armas, armaduras, itens, a aparência do jogo, os
gráficos, tilesets, e todo o resto que fará parte do seu jogo.
12. Resource Manager:
Aqui é onde você importa os gráficos e os sons para o seu jogo, como,
por exemplo, ícones, windowskins, titles, telas de game over, tilesets,
BGMs, e tudo mais.
13. Editor de Scripts: Esta é a aba mais “complicada” do RMXP, porque ela trata de uma linguagem de programação chamada RGSS (Ruby Game Scripting System). Com ela você pode modificar quase tudo em seu jogo, livrando-o assim do clichê.
14. Teste de som: Aqui você poderá facilmente testar e ouvir os sons e músicas do seu projeto.
15. Testar Jogo: Esta opção serve para jogar uma prévia do seu jogo, para testar alguns bugs e a jogabilidade. Dica: Segure a tecla CTRL durante a caminhada e poderá atravessar objetos não atravessáveis, apenas para testar!
Vejamos agora as FERRAMENTAS que nos facilitam a criação do jogo. Algumas delas você já deve conhecer:
1. Cortar: Esta é uma ferramenta padrão do Windows. Simplesmente corta (elimina) alguma coisa e deixa preparado para colar em algum lugar.
2. Copiar: Mais uma vez esta é uma ferramenta padrão do Windows. Você copia algo e deixa preparado para colar em outro lugar.
3. Colar: Cola algo que tenha sido copiado ou cortado de outro lugar, como citado acima. Novamente, padrão do Windows. Dica: Cortar (CTRL+X), Copiar (CTRL+C), Colar (CTRL+V).
4. Deletar: Elimina algo.
5. Desfazer: Esta é uma ferramenta muito útil. Errou alguma coisa? Clique nesse botão, e a sua última ação será desfeita.
6. Lápis: Ferramenta essencial para se construir um mapa, porque é com o lápis que você desenhará quase todo o seu mapa.
7. Retângulo: Ferramenta que funciona arrastando o mouse pelo mapa, ela vai construindo e repetindo o que você selecionou no tileset.
8. Círculo: Basicamente faz a mesma coisa que a ferramenta Retângulo, porém em forma de círculo.
9. Preencher: Preenche toda uma área com uma parte que você escolheu do tileset.
10. Selecionar: Use esta ferramenta para selecionar uma parte do mapa e arrastá-la para outro local, ou até mesmo para copiar para outro mapa.
Por fim, temos a área destinada aos MAPAS:
1. Área dos tilesets: Aqui aparece o tileset que você está usando para o mapa atual.
2. Árvore de mapas: Aqui ficam registrados todos os mapas e sub-mapas do seu projeto.
3. Área de mapeamento: Aqui está uma das partes mais
importantes da interface. É nela que você criará todos os mapas do seu
jogo, colocando tiles e eventos.
Podemos também usar algumas teclas para
facilitar a navegação pelo RMXP e, assim, criar o nosso jogo muito mais
rapidamente. Vejamos então os principais ATALHOS:
F1: Mostra o arquivo de ajuda do RMXP.
F5: Muda para a primeira camada de mapeamento.
F6: Muda para a segunda camada de mapeamento.
F7: Muda para a terceira camada de mapeamento.
F8: Muda para a quarta camada de mapeamento (camada para edição de eventos).
F9: Abre o Database/Banco de Dados.
F10: Abre o Resource Manager.
F11: Abre o Editor de Scripts.
F12: Testa o Jogo.
CTRL + T: Move todos os eventos para onde você quiser.
CTRL + O: Abrir um projeto.
CTRL + S: Salvar o projeto.
CTRL + N: Criar um novo projeto.
CTRL + F: No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto no script onde você se encontra.
CTRL + SHIFT + F: No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto em todos os scripts do seu jogo.
F1: Abre uma janela com as opções de jogabilidade.
F2: Mostra os FPS (Frames por segundo) do jogo.
F9: Mostra uma janela que permite ativar/desativar
switches e variáveis, para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o
projeto for testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo
para outras pessoas, elas não poderão usar este atalho.
F12: Reinicia o jogo.
CTRL + Movimentos do personagem: Permite a você
atravessar objetos definidos como não atravessáveis (paredes, eventos, e
etc) para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o projeto for
testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo para outras
pessoas, elas não poderão usar este atalho.
A interface do RMXP
Para quem vai começar no RPG Maker XP,
nós aconselhamos que primeiro se acostume com a interface geral do
programa. Aqui está ela:
*
Iniciemos pelos botões de funções ligadas ao PROJETO – estas são basicamente todas as funcionalidades para a criação do seu jogo.
1. Criar um novo projeto: Serve para criar um projeto novo no RMXP (RPG Maker XP).
2. Abrir um projeto existente: Serve para abrir um projeto já criado e desencriptado do RMXP.
3. Salvar projeto: Salva seu projeto de acordo com a pasta que escolher.
4. Layer 1: Esta é a primeira camada usada no
mapeamento. Ela é a camada que ficará abaixo da segunda e terceira
camadas. Ou seja, nesta camada você usará o chão, paredes e mais algumas
coisas.
5. Layer 2: Esta é a segunda camada de mapeamento, onde vai a maioria dos objetos secundários, como árvores, cercas, etc.
6. Layer 3: Na terceira camada de mapeamento vai tudo o
que ficará por cima da primeira e segunda camada, como por exemplo:
janelas, panelas em cima de mesas e até mesmo, em alguns casos, árvores
aparecendo na frente de casas.
7. Layer 4 (Edição de Eventos): Esta é, sem dúvida
alguma, a camada mais importante do seu projeto, pois é nela que ficarão
todos os eventos do jogo, desde simples NPCs (personagens não jogáveis), até complexos sistemas.
8. Zoom 1/1: Clicando aí você terá a visão mais aproximada do seu jogo. Também é o campo de visão que seu personagem tem ao jogar.
9. Zoom 1/2: Dá-lhe uma visão mais ampla que o Zoom 1/1.
10. Zoom 1/4: Dá-lhe uma visão quatro vezes maior que o Zoom 1/1 e 2 vezes maior que o Zoom 1/2.
11. Banco de Dados: Este é o coração e a alma do jogo. É
aqui que toda a base é montada. Aqui escolhemos as classes,
personagens, inimigos, armas, armaduras, itens, a aparência do jogo, os
gráficos, tilesets, e todo o resto que fará parte do seu jogo.
12. Resource Manager:
Aqui é onde você importa os gráficos e os sons para o seu jogo, como,
por exemplo, ícones, windowskins, titles, telas de game over, tilesets,
BGMs, e tudo mais.
13. Editor de Scripts: Esta é a aba mais “complicada” do RMXP, porque ela trata de uma linguagem de programação chamada RGSS (Ruby Game Scripting System). Com ela você pode modificar quase tudo em seu jogo, livrando-o assim do clichê.
14. Teste de som: Aqui você poderá facilmente testar e ouvir os sons e músicas do seu projeto.
15. Testar Jogo: Esta opção serve para jogar uma prévia do seu jogo, para testar alguns bugs e a jogabilidade. Dica: Segure a tecla CTRL durante a caminhada e poderá atravessar objetos não atravessáveis, apenas para testar!
*
Vejamos agora as FERRAMENTAS que nos facilitam a criação do jogo. Algumas delas você já deve conhecer:
1. Cortar: Esta é uma ferramenta padrão do Windows. Simplesmente corta (elimina) alguma coisa e deixa preparado para colar em algum lugar.
2. Copiar: Mais uma vez esta é uma ferramenta padrão do Windows. Você copia algo e deixa preparado para colar em outro lugar.
3. Colar: Cola algo que tenha sido copiado ou cortado de outro lugar, como citado acima. Novamente, padrão do Windows. Dica: Cortar (CTRL+X), Copiar (CTRL+C), Colar (CTRL+V).
4. Deletar: Elimina algo.
5. Desfazer: Esta é uma ferramenta muito útil. Errou alguma coisa? Clique nesse botão, e a sua última ação será desfeita.
6. Lápis: Ferramenta essencial para se construir um mapa, porque é com o lápis que você desenhará quase todo o seu mapa.
7. Retângulo: Ferramenta que funciona arrastando o mouse pelo mapa, ela vai construindo e repetindo o que você selecionou no tileset.
8. Círculo: Basicamente faz a mesma coisa que a ferramenta Retângulo, porém em forma de círculo.
9. Preencher: Preenche toda uma área com uma parte que você escolheu do tileset.
10. Selecionar: Use esta ferramenta para selecionar uma parte do mapa e arrastá-la para outro local, ou até mesmo para copiar para outro mapa.
*
Por fim, temos a área destinada aos MAPAS:
1. Área dos tilesets: Aqui aparece o tileset que você está usando para o mapa atual.
2. Árvore de mapas: Aqui ficam registrados todos os mapas e sub-mapas do seu projeto.
3. Área de mapeamento: Aqui está uma das partes mais
importantes da interface. É nela que você criará todos os mapas do seu
jogo, colocando tiles e eventos.
*
Podemos também usar algumas teclas para
facilitar a navegação pelo RMXP e, assim, criar o nosso jogo muito mais
rapidamente. Vejamos então os principais ATALHOS:
Comandos usáveis durante a edição do jogo:
F1: Mostra o arquivo de ajuda do RMXP.
F5: Muda para a primeira camada de mapeamento.
F6: Muda para a segunda camada de mapeamento.
F7: Muda para a terceira camada de mapeamento.
F8: Muda para a quarta camada de mapeamento (camada para edição de eventos).
F9: Abre o Database/Banco de Dados.
F10: Abre o Resource Manager.
F11: Abre o Editor de Scripts.
F12: Testa o Jogo.
CTRL + T: Move todos os eventos para onde você quiser.
CTRL + O: Abrir um projeto.
CTRL + S: Salvar o projeto.
CTRL + N: Criar um novo projeto.
CTRL + F: No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto no script onde você se encontra.
CTRL + SHIFT + F: No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto em todos os scripts do seu jogo.
Comandos usáveis durante um teste do jogo:
F1: Abre uma janela com as opções de jogabilidade.
F2: Mostra os FPS (Frames por segundo) do jogo.
F9: Mostra uma janela que permite ativar/desativar
switches e variáveis, para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o
projeto for testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo
para outras pessoas, elas não poderão usar este atalho.
F12: Reinicia o jogo.
CTRL + Movimentos do personagem: Permite a você
atravessar objetos definidos como não atravessáveis (paredes, eventos, e
etc) para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o projeto for
testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo para outras
pessoas, elas não poderão usar este atalho.
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